Professores
da Base técnica nos termos abaixo, estabelecem procedimentos gerais aos alunos
do 9º anos, sobre a elaboração e exposição dos trabalhos da viagem a Expointer 2012.
Das Equipes e escolha
dos temas
Os alunos que participarão da viagem deverão
formar dez equipes para a realização dos trabalhos, sendo que oito equipes
terão sete componentes e duas com seis indivíduos. Caso ocorra desistência,
será realizado o remanejamento de alunos por equipe.
Os componentes poderão ser de turmas distintas
(A, B e C).
As equipes deverão escolher e entregar
aos professores da base técnica, uma lista com três temas por ordem de
interesse, com os nomes dos componentes da equipe. Ex: 1°- Gado de leite, 2°-
Gado de Corte e 3°- Pequenos Animais;
A entrega será na sala da Base Técnica,
das 12:00 as 12:15 horas do dia 02/08/12 (quinta-feira);
Durante a entrega, professores
entrevistarão o(s) representante(s) das equipes avaliando a afinidade dos
componentes com o tema escolhido.
Após a entrevista, professores
avaliarão as solicitações dos temas pelas equipes de acordo com a ordem de
interesse, sendo levado em consideração a primeira escolha. Caso ocorra mais de
uma equipe interessada pelo mesmo tema estabelecerá a seguinte ordem para
escolha e desempate:
1.
Ordem
de interesse
2.
Afinidade/vínculo
3.
Número
de alunos com maior afinidade/vínculo
4.
Sorteio
Até
o dia 07/08/12 serão divulgados os respectivos temas e suas equipes.
Do Trabalho
Os trabalhos a serem desenvolvidos
devem demonstrar a comunidade escolar os pontos observados na viagem, não sendo
uma pesquisa bibliográfica sobre os temas.
O trabalho deve conter um painel com
boa apresentação (letras de mesmo padrão e no máximo duas cores, tamanho
legível, gravuras, etc), medindo no mínimo 1 x 1,2 m .
Com a utilização do painel as equipes
deverão realizar apresentação oral do trabalho. Obs.: fica sob responsabilidade
das equipes, a utilização de outros recursos audiovisuais (Tv, Dvd, etc).
Os trabalhos serão apresentados por
ordem de numeração, no período de 24/09/12 a 01/10/12 em horário a ser
definido.
Disposições finais
É de inteira responsabilidade dos
alunos a formação das equipes e escolha dos temas, portanto, todos os alunos
deverão compor uma equipe dentro dos temas propostos, apresentando aos
professores responsáveis suas escolhas para avaliação.
Os alunos que não participarão da
viagem, deverão procurar os professores da Base Técnica para receber
orientações, pois realizarão trabalhos específicos na escola, durante este
período.
Após a definição dos temas, os
professores estarão à disposição para esclarecimentos e orientações.
É fundamental que a equipe busque
maiores informações a respeito do tema com o objetivo de facilitar a elaboração
do trabalho durante a viagem.
Os professores podem alterar, caso
necessário, alguma recomendação sendo esta, posteriormente comunicada em mural.
Dos Temas
N°
|
Temas
|
Aspectos
a serem observados
|
1.
|
Gado
de Leite
|
Raças
e ou linhagens, principais características avaliadas nos animais premiados,
aspectos econômicos, folders, fotos, curiosidades, etc
|
2.
|
Gado
de Corte
|
|
3.
|
Pequenos
animais (chinchila, coelhos, etc)
|
|
4.
|
Eqüinocultura
|
|
5.
|
Caprinocultura
e Ovinocultura
|
|
6.
|
Avicultura
e Suinocultura
|
|
7.
|
Implementos
Agrícolas (acoplados em tratores)
|
Utilização,
principais características, aspectos econômicos, fotos, folders,
curiosidades, etc.
|
8.
|
Tratores
Agrícolas
|
|
9.
|
Grandes
Máquinas Agrícolas (Colhedoras, Pulverizadores, etc)
|
|
10.
|
Agricultura
Familiar / Produtos industrializados / Movimento dos Sem Terra
|
Industrialização
de produtos agropecuários, associativismo, cooperativismo, principais
produtos comercializados, artesanato, comercialização e marketing, fotos,
folders, curiosidades, etc
|
Base técnica, 31 de Julho de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário