Sobre Escola

Processo inicial

A Fundação Municipal 25 de Julho em conjunto com a Secretaria de Educação do município, dividiram até o final de 2002 as responsabilidades referentes a escola.
A Fundação disponibilizava os técnicos, o transporte escolar e auxiliava na manutenção de equipamentos agrícolas. A Secretaria  responsabilizava-se  pelos professores, equipe pedagógica e administrativa para o ensino de séries finais (6º ao 9º ano), além de funcionários  para merenda escolar e manutenção do patrimônio público.

Finalidade da criação da Unidade Escolar

Atender a demanda de alunos do Ensino Fundamental  do  6º ao 9º ano no entorno escolar e possibilitar conhecimentos específicos à área pertencente (pequenas propriedades rurais).

Reestruturação da Unidade Escolar

A Secretaria de Educação do Município assume a responsabilidade sobre o funcionamento da unidade escolar em 2003.  Faz concurso público para Área Técnica e Técnicos Agrícolas. A Fundação presta assistência quando solicitada em máquinas e equipamentos agrícolas.

Concepção da Unidade Escolar

Compreende o Ensino Fundamental (suas séries finais,  do 6º ao 9º ano), em período integral e salas ambientadas por disciplina.  A grade curricular compõe as disciplinas de Base Nacional: Português, Matemática, Ciências, Geografia, História, Inglês, Artes, Educação Física e Ensino Religioso.  Faz parte da grade, conforme as peculiaridades da região, o ensino da Língua Alemã e as disciplinas pertencentes à Área Técnica para  Pré-qualificação em Agropecuária. Nestas disciplinas temos a parte teórica e a prática através de projetos.


Práticas Zootécnicas (PZ) -  Projetos:
Caprinocultura,  ovinocultura, cunicultura, coturnicultura, avicultura de corte, avicultura de postura, piscicultura, bovinocultura de leite  e suinocultura.

Práticas Agrícolas (PA) -  Projetos:
 Horta,  mandala, culturas regionais, jardinagem e paisagismo, palmáceas,  fruticultura, viveiros de mudas e compostagem. 

Prática de Gerenciamento Agrícola (PGA) -  Projetos:
Cooperativa, medidas de superfície e cálculo de área,  relatório trimestral das unidades didáticas e turismo rural. 

Práticas Agroindustriais (PI) - Projeto:
Cozinha experimental.

Objetivo dos projetos:  "APRENDER A FAZER, FAZENDO"
Como complemento da parte teórica e prática, a escola realiza anualmente Viagens de Estudo a feiras, produtores rurais, exposições, entre outros.

5 comentários:

  1. Bom dia!
    Necessito do e-mail da professora Tecnica Andreia Regina Lampugnani.
    Gostaria de discutir com ela a respeito de Ténicas para cultivo de arroz negro.
    Grato,
    Prof. Habano - UFRGS

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Prof. Habano, desculpa a demora mas estou a disposição para ajudar no que for possível. Meu e-mail é andreiareginatecagri@hotmail.com, não produzimos este tipo de arroz na escola, mas a EPAGRI de Itajaí tem largos estudos sobre o arroz negro e o vermelho também. Espero ter ajudado inicialmente.
    Atenciosamente
    Tec. Andréia Regina Lampugnani

    ResponderExcluir
  3. bom dia, gostaria de saber como funciona o processo seletivo.
    minha filha está no 4ª na escola adolpho e quero muito que ela entre nesta escola, pois alem do ginasio ser do municipio ainda tem aulas agricolas, que só fazem bem a criança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia! Devido a demanda de inscritos provavelmente será aberto processo seletivo a ser divulgado aqui no blog e nas escolas da região. Pedimos que acompanhe o blog e as informações da sua escola. Para maiores informações você pode entrar em contato por telefone.

      Excluir
  4. Bom dia! Meu filho gosta muito da área do campo. É uma oportunidade muito enriquecedora, adoraria ter tido algo do tipo quando criança, pois sempre gostei de estudar e aprender coisas novas e ensinei isso a ele também. Hoje tenho bolsa integral pelo PROUNI e estou muito feliz cursando educação física - licenciatura. Recebi um bilhete através da escola sobre o processo seletivo. Tem algum custo para estudar ai? Taxa de inscrição? Transporte? Pergunto porque nossas possibilidades financeiras são menores, ainda mais que sustento ele praticamente sozinha. Desde já agradeço a atenção. Patricia - Vila Nova - Joinville.

    ResponderExcluir