terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Apostila sobre Cultivo de Pupunha


Uma excelente indicação do prof Ildefonso (Xiko) é a apostila sobre o cultivo de Pupunha, cada vez mais presente na região. Bons estudos.


Ivan Araujo

sala informatizada
O Cultivo do Palmito Pupunha
(Bactris gasipaes)
A pupunha é uma palmeira muito utilizada na Região Amazônica, e que, devido ao seu grande potencial, vem sendo difundida em vários estados do Brasil (Espirito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Santa Catarina entre outros). Nos últimos anos, a cultura da pupunha tem crescido a uma taxa em torno de 25% ao ano no Brasil, cuja área plantada chega a 15 mil hectares. Para suprir a demanda atual seria necessário o plantio de aproximadamente 130 mil hectares de pupunha.
Cerca de 97% do palmito brasileiro é produzido de forma extrativista nas florestas do estado do Pará.
Segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR, esta espécie apresenta as seguintes vantagens em relação às duas espécies exploradas comercialmente, Juçara (Euterpe edulis) e Açaí (Euterpe oleraceae): os cortes podem ser realizados a partir de 15 a 36 meses após o plantio no campo; comporta-se bem em solos de baixa fertilidade; apresenta de 2 a 15 perfilhos por planta; o palmito apresenta bom rendimento e não escurece após o corte.
Além de fornecer o palmito, esta palmeira fornece os frutos que, quando cozidos em água e temperados com sal, podem servir como iguaria. A pupunha ocupa 18% do mercado de palmito.
VANTAGENS:
-A cultura é perene, ecologicamente correta.
-É planta heliófila, apresenta crescimento rápido, sendo bastante rústica.
-Produz um palmito de excelente qualidade.
-Desenvolve perfilhos (brotação da touceira).
-É precoce, sendo o primeiro corte feito aos 18 meses após o plantio no campo.
-Um hectare em produção fornece 8 mil cabeças de palmito por ano.
-A produtividade média de um hectare tem sido de 1700 kg de palmito de primeira qualidade por ano e mais 2.000 kg de palmito picadinho ou em rodelas.
-O cultivo é simples e de baixo risco.
-O palmito de pupunha tem grande aceitação no mercado.
A maior DIFICULDADE da cultura:
-Obtenção de sementes.
-Produção de mudas.

Produção de Mudas
Obtenção de sementes
A pupunheira leva cerca de 8 anos para começar a produzir frutos. Para a obtenção das sementes, devem ser realizados os seguintes passos:
1. Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea. Os frutos estarão passando da cor verde para a cor amarela ou vermelha
2. Colhidos os frutos, selecionam-se os de bom aspecto e os não atacados por fungos ou pragas
3. Os frutos deverão ser cortados e as sementes retiradas, lavadas em água corrente ou deixadas de molho por 48 horas, com troca de água a cada 24 horas. As sementes que estiverem boiando devem ser descartadas.
4. Retiram-se os resíduos da polpa, esfregando as sementes em peneira de malha grossa.
5. Em seguida, as sementes são mergulhadas em água sanitária a 50% durante 10 minutos. Em seguida, as sementes são lavadas em água corrente por cerca de 10 minutos e após, deixadas para secar à sombra durante um dia.
6. Deverão ser semeadas o mais rápido possível, pois com a secagem as sementes perdem rapidamente o poder germinativo.
A oferta de sementes no mercado acontece a partir do mês de dezembro de cada ano e uma vez adquiridas, devem ser imediatamente semeadas, pois o seu poder germinativo cai rapidamente.


Semeadura
Segundo as recomendações do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), as sementes da pupunha deverão ser semeadas em canteiros com 1,0 a 1,2 metros de largura, 15 cm de altura e no comprimento desejado.
1. O leito da sementeira deverá ter 10 cm de areia e terra e 5 cm de serragem curtida. As sementes são espalhadas em linha e cobertas com serragem.
2. Os canteiros deverão ficar à meia sombra podendo ser utilizado o sombrite (50%) e cobertos com plástico sobre o sombrite para formar uma pequena estufa.
3. Semeia-se entre o mês de dezembro até abril. O tempo de germinação varia de 60 a 120 dias, podendo chegar a 180 dias. Na prática, as sementes que germinarem após 110 dias serão descartadas devido apresentarem crescimento muito lento. A percentagem de germinação é em torno de 70%.
4. As sementes devem ser molhadas diariamente, não as deixando secar.
Substrato:
Areia 10 a 15 cm + sementes + areia 2 a 3 cm ou
areia 10 a 15 cm + sementes + serragem 2 a 3 cm.
Utilizar Cal na base do canteiro.
Repicagem
1. Poderão ser utilizados como embalagens sacos de polietileno de 9 cm de
diâmetro por 21 cm de altura ou 15 cm de diâmetro por 30 cm de altura.
2. Encher os saquinhos com a mistura de 2/3 de terra e 1/3 de matéria orgânica.
3. Repicar as mudas quando a parte aérea atingir 3 a 5 cm de altura.
4. Os saquinhos deverão permanecer à meia sombra.
5. As mudas deverão ficar no viveiro por cerca de 6 a 10 meses.
6. A sombra deverá ser retirada gradualmente para as plantas se adaptarem ao sol.
7. As mudas deverão ser regadas diariamente. Se necessário faz-se o controle das
ervas daninhas.
Plantio
Espaçamento e luminosidade
A pupunha é uma espécie que se adapta melhor em áreas planas ou suavemente onduladas e a pleno sol. De maneira geral: prefere solos arenosos e friáveis.
Evitar solos encharcados. Escolher local com boa drenagem.
A área para plantio, se possível, deverá ser arada e gradeada. Plantar em covas de 30 x 30 x 30 cm, ou em caso de áreas de baixa fertilidade, 40 x 40 x 40 cm.
O espaçamento para a produção de palmito é de 2,0 x 1,0 m; ou 2,5 x 1,0 m.
Um total de 5.000 plantas por hectare é que garante a maior produtividade.
Outros espaçamentos, como 3 m x 1 m também são utilizados.
Para a produção de frutos, deverão ser utilizados espaçamentos maiores, respeitando-se um intervalo de 8 metros entre as plantas por 4 metros de rua. Nos primeiros 10 meses após o plantio, as plantas desenvolvem o sistema radicular e depois começam a crescer em altura. O transplante deve ser feito em dias chuvosos ou nublados e com boa umidade do solo.
AdubaçãoA espécie desenvolve-se bem em solos pobres e ácidos, mas responde em precocidade em solos melhores e adubados, não tolerando solos encharcados. Para o plantio da pupunha, deve-se, previamente, fazer uma calagem, elevando-se o pH para 5,0 – 5,5.
As covas deverão ser corrigidas com calcário três meses antes do plantio, de acordo com a análise do solo. Recomenda-se o uso de matéria orgânica. Se for esterco de curral ou de frango, usar de 4 a 5 kg por planta/ano (ambos devem estar bem curtidos), ou de 1,5 a 3 kg por planta/ano no caso de húmus. A época de aplicação deve ser entre os meses de agosto e outubro de cada ano, podendo ser parcelada em cobertura até duas vezes por ano.
Para a adubação química, a melhor fórmula e as quantidades adequadas ainda carecem de pesquisas mais aprofundadas. No entanto, tem-se usado, com resultados satisfatórios, 200g/cova de superfosfato simples no plantio e, em cobertura, 120 gramas de potássio e 300 gramas de sulfato de amônia, parcelados em 3 aplicações (30, 60 e 90 dias).
É necessário uma análise do solo e depois uma calagem com base nos resultados de laboratório. Esse procedimento deverá ser repetido a cada três anos para se verificar as necessidades do solo, principalmente calcário.
Aplicar Nitrogênio e Potássio em cobertura e uma adubação razoável pode ser de 300 g a 400 g/planta do adubo com a formulação NPK 20-5-20, fracionada em inúmeras aplicações. Aplicar também cálcio, magnésio, enxofre e boro.
O sistema radicular da pupunha é bastante superficial, mais de 80% das raízes ficam distribuídas em torno de 40 cm da planta e numa profundidade de também 40 cm. Por este motivo, a pupunha não suporta competição com mato, sobretudo com gramíneas.
Tratos Culturais
A rusticidade da pupunha permite que no primeiro ano seu cultivo seja combinado com outras culturas, gerando uma receita extra nessa fase. A partir do 2o ano, as capinas são reduzidas, pois o mato é sombreado.
O controle das ervas competitivas é fundamental, pois a pupunha não suporta competição com plantas daninhas; no entanto, não é recomendada a capina da coroa da planta, devido ao sistema radicular (que é farto e superficial), mas somente roçadas periódicas. Também pode-se optar pelo uso de plantas leguminosas nas entrelinhas do plantio, como é o caso do amendoim silvestre (Arachis pintoi). Caso seja utilizado herbicida no controle das ervas, deve-se ter o cuidado de não molhar a pupunha com o produto para não provocar a queima das folhas. A pupunha também pode ser plantada em consórcio com espécies diversificadas, formando Sistemas Agroflorestais (SAF's).

Exploração
Época de corte
Após o período de 15 a 36 meses de campo, já é possível iniciar o primeiro corte para extração do palmito comercial. O corte deve ser realizado quando a planta tiver de 1,60 a 1,80 metro, valor medido da inserção da folha mais nova até o solo.
Deve ser evitado o corte na época de seca, isso compromete o rendimento do palmito e sua maciez.
O corte das plantas deve ser realizado quando elas atingem um diâmetro perto do solo, entre 9 a 15 cm (na idade de 15 a 24 meses após o plantio).
No primeiro corte, são retiradas as plantas mães. A partir do segundo corte são selecionados e retirados os perfilhos mais desenvolvidos.
O número de perfilhos a serem cortados por planta/ano, varia de 1 a 5, em função do número de perfilhos existentes na touceira. Esta é uma decisão que cada produtor deve tomar em função do mercado que ele pretende atingir.
Obtenção do Creme
Para a obtenção do creme, seguem-se os seguintes passos:
-Cortam-se primeiro as folhas terminais no seu ponto de inserção, depois faz-se o corte da estipe com aproximadamente um metro, deixando as folhas laterais.
-Descascam-se as bainhas do palmito, deixando as duas últimas para proteção do creme no transporte (este ficará com 80-90 cm).

Cuidados no Transporte
-Proteger sempre os palmitos do sol, deixando-os em ambiente seco e ventilado.
-Evitar pancadas que poderão prejudicar o aspecto do palmito no envasamento.
-Transportar os palmitos para fábrica no prazo máximo de 48 horas.
-O prazo máximo para comercialização das estipes é de cinco a oito dias.

Viabilidade Econômica:
A cultura da pupunha apresenta excelente retorno econômico. O custo de implantação é elevado, situando-se ao redor de R$ 4.000,00 por hectare.
O custo anual de manutenção varia de R$ 500,00 a R$ 1.000,00, incluindo:
contrôle das plantas daninhas, adubação e corretivos, combustível e mão-de-obra para o corte e transporte dos palmitos.

Pragas e Doenças

Antracnose
Causa danos principalmente quando as plantas estão pequenas e na época fria.
Manchas arredondadas e marrons nas folhas.
Fungicidas à base de Benomyl e de cobre, alternadamente.
Melhoria das condições de ventilação do viveiro.
Phomopsis
Forma lesões alongadas e irregulares nas folhas.
O mesmo para Antracnose.
Pragas
No viveiro, não é comum o ataque de pragas. O que pode ocorrer é a incidência de lesmas e caramujos, característicos de lugares úmidos, mas que também são simples de serem controlados.
Insumos para 1(um) hectare de pupunha:
Pré-plantio:
-calagem: pH 5,0 – 5,5
-Saturação de bases: 60%
-Fosfatagem: 100g a 200g por planta
0,2 kg por planta x 5.000 plantas = 1.000 kg de superfosfato simples.
-Herbicida:
Plantio: Primeiro Ano
-Adubação: 30 g/planta/mês de 20-05-20 mais micro-elementos: cálcio + magnésio + enxofre (0,03 kg x 12 meses x 5.000 plantas) = 1.800 kg.
-Herbicidas: 8 – 12 litros/ano.
Segundo Ano
-Adubação: 1800 kg da fórmula
-Fósforo: 1.000 kg
-Herbicidas: 2 a 6 litros/ano

Em Joinville, o clima característico de calor e chuva é bom para palmáceas,
mas há falta mão-de-obra na região.
O início da cultura da Pupunha em Joinville-SC foi em 1997.
Característica da pupunha: longevidade (15 a 18 anos), após fazer a renovação do plantio. O frio prejudica as plantas de pupunha.
Apodrecimento do caule à é prejudicial à cultura da pupunha, causando perdas.
A tendência futura é: substituir o cultivo da palmeira real pelo cultivo da pupunha.
Já existe a venda de pupunha “in-natura” com embalagem desenvolvida pela Embrapa, durando até 22 dias no supermercado, sob refrigeração.
A pupunha tem polinização cruzada, feita através de insetos. Constatou-se em estudo que a falta de Boro no solo inibe a produção de frutos com semente.


DADOS SOBRE PLANTIOS DE PUPUNHA EM JOINVILLE-SC

Produtor “A” – Joinville-SC
ADUBAÇÃO DA PUPUNHA:
4 pás de Matéria Orgânica por planta por ano.
NPK: 20-05-20 aplicado 3 vezes por ano (40 a 50 g por planta por aplicação).
Calcário: aplica 4 toneladas por hectare por ano.
TRATOS CULTURAIS:
Combate as ervas daninhas aplicando herbicida 2 vezes por ano.
Roçada: Roçadeira costal motorizada: necessita de 4 a 6 horas por hectare. Roçadeira com trator: necessita 2 horas por hectare.
Replantio: 01 pessoa em 02 horas faz o replantio de 10% das mudas,
em plantio já em produção.
CORTE: É cortado 1,5 cabeças por touceira de pupunha por ano.
1º. Corte feito entre 15 a 24 meses: corta-se a planta mãe de toda a roça, rendendo 5.000 cabeças de pupunha.
2º. Corte aos 36 meses: corta 2 cabeças por touceira por ano, rendendo 10.000 cabeças por hectare.

Produtor “B” – Joinville-SC
Vende Pupunha a R$ 2,50 a R$ 3,00 por cabeça.
Corte: 1º. Corte: aos 18 meses, rende 600 cabeças por hectare, e
aos 24 meses rende 800 cabeças por hectare.
Em média faz 3 corte por ano. Faz 4 corte por ano se a Pupunha for bem adubada.
No 2º. ano corta 30% das plantas.
No 3º. ano corta de 2.000 a 3.000 plantas por hectare.
No 4º. ano corta 5.000 plantas por hectare.
Plantio: Planta de setembro até abril de cada ano; não faz plantio de maio até agosto. A adubação é feita 06 meses após o plantio. Nos seis meses iniciais faz somente roçadas periódicas.
1º. Ano: aplica herbicida antes do plantio e após o plantio. Uma pessoa aplica 12 pulverizadores de 20 litros com herbicida por dia.
Roçada: Uma pessoa consegue roçar de 0,50 a 0,75 hectares por dia ou 01 hectare a cada 02 dias. Aplica herbicida 04 vezes por ano.
Combate ao Besouro (Rhinchoforum spp): Aplica Isca Furadan após o primeiro corte e a cada 06 meses seguintes.O Besouro faz o ataque geralmente após o corte das plantas.
ADUBAÇÃO: Faz 2 aplicações por ano. Utiliza NPK=15-00-14 ou NPK=15-00-15, aplicando 130 g por cova; ou 01 saco de adubo p/ cada 350 plantas.
Aplica adubo orgânico: esterco de galinha. Aplica calcário.
Adubação: 01 pessoa consegue adubar 2.000 a 2.500 plantas por dia.
Uma pessoa necessita de 20 dias de trabalho para roçar, abrir
covas, adubar e plantar 4.200 plantas.
Custo para produzir 01 muda de Pupunha: R$ 0,50 a R$ 0,60.
Replantio: Para cada 13.000 mudas plantadas, irá fazer o replantio de 1.000 mudas (replantio em torno de 7,7% das plantas).
O replantio é feito todos os anos.
Produção de Frutos e Sementes de Pupunha:
No 4º. ano a Pupunha produz os primeiros cachos de frutos.
No 6º. ano a planta já começa a segurar os cachos.
No 7º. ano a planta produz 80% de cachos viáveis.
No 8º. ano produz 100% de cachos viáveis.
[Um cacho produz 300 frutos, sendo que 100 frutos apresentam sementes].
A safra de frutos de Pupunha, em Joinville-SC vai de março até maio.
O produtor “B” obtém de 3.000 a 4.000 mudas de pupunha com sementes de sua produção. Atualmente está aplicando FLUMYZIN 500
Informações gerais:
Para a Pupunha, o solo é apenas o suporte, o que vale é a adubação.
Pupunha com adubação: produz de 5 a 6 toneladas de palmito.
Pupunha sem adubação: produz de 2 a 3 toneladas de palmito.
A Pupunha foi introduzida em Joinville-SC entre 1995 a 1997.
Pupunha: Tem alta variabilidade genética.
A qualidade das sementes do mercado é muito baixa.
Problemas para o plantio da Pupunha: Geadas
Déficit hídrico
Comprador “A”: Joinville-SC
Paga ao plantador de pupunha, R$ 0,50 por vidro de palmito picado.
Paga R$ 2,20 a R$ 2,60 por vidro de palmito de pupunha em tolete.
Um pé de Pupunha produz 01 vidro de palmito, vendido a R$ 5,00.
Um pé de Pupunha produz 3 a 4 vidros de palmito picado, vendido a
R$ 2,00 por vidro.

-FIM-

3 comentários:

  1. Exatamente as inforações que eu estava procurando. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Vendi mês passado 6000 cabeças de pupunha de brotos finos, ganhei em média R$2,50 por cabeça. Sempre adubei com o adubo 15-00-15 ou 15-00-14, não joguei calcário.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber urgente como faço para manter o primeiro cacho e não perdê-lo ou seja não cair, a canoa esta começando a despontar , mas ainda não saiu.; obrigado

    ResponderExcluir