quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Projeto Xadrez - Profas. Ana Paula e Maria de Lourdes


Projeto Xadrez

Profas. Ana Paula da Silva Gueiros Duarte e Maria de Lourdes de Souza

Pesquisas educacionais e sociológicas atribuem ao jogo de xadrez uma série de importantes benefícios, vantagens ou virtudes e recomendam sua ampla difusão nos ambientes escolares. Tomando conhecimento disso, elaboramos e implantamos o projeto de xadrez em nossa escola, justificando sua existência porque o xadrez:

  • Tem uma base matemática: a matemática é instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado;

  • Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, entre outros;

  • Proporciona prazer em seu estudo e prática;

  • Por ser um jogo de regras, dita uma prática ética em um momento propício para a aquisição de valores morais;

  • Estimula a auto-estima e a competição saudável;

  • Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.

As aulas de xadrez em nossa escola acontecem quinzenalmente durante a aula de matemática. A organização metodológica do projeto fundamenta-se na promoção do xadrez como instrumento pedagógico, como ciência e como arte. Dentro dessa proposta, portanto, a metodologia será permeada pelo lúdico e, direcionada para a construção dos conceitos, regras e estratégias do jogo do xadrez.

Colaboração: Instrutor Eleandro Sierpinski.

Agradecimento aos pais e alunos por contribuírem na aquisição do material necessário para as aulas.

Ivan Ferreira de Araujo

prof de história

sala informatizada


Um comentário:

  1. Cara, quanto tempo faz que estudei na Escola Agrícola Carlos Funke...

    Me formei em 2003, e desde então sempre procurei encontrar em cada escola algo da Escola Agrícola.

    Foi um tempo muito bom da minha vida, essa escola realmente me ensinou muito.

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