Projeto Xadrez
Profas. Ana Paula da Silva Gueiros Duarte e Maria de Lourdes de Souza
Pesquisas educacionais e sociológicas atribuem ao jogo de xadrez uma série de importantes benefícios, vantagens ou virtudes e recomendam sua ampla difusão nos ambientes escolares. Tomando conhecimento disso, elaboramos e implantamos o projeto de xadrez em nossa escola, justificando sua existência porque o xadrez:
Tem uma base matemática: a matemática é instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado;
Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, entre outros;
Proporciona prazer em seu estudo e prática;
Por ser um jogo de regras, dita uma prática ética em um momento propício para a aquisição de valores morais;
Estimula a auto-estima e a competição saudável;
Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.
As aulas de xadrez em nossa escola acontecem quinzenalmente durante a aula de matemática. A organização metodológica do projeto fundamenta-se na promoção do xadrez como instrumento pedagógico, como ciência e como arte. Dentro dessa proposta, portanto, a metodologia será permeada pelo lúdico e, direcionada para a construção dos conceitos, regras e estratégias do jogo do xadrez.
Colaboração: Instrutor Eleandro Sierpinski.
Agradecimento aos pais e alunos por contribuírem na aquisição do material necessário para as aulas.
Ivan Ferreira de Araujo
prof de história
sala informatizada
Cara, quanto tempo faz que estudei na Escola Agrícola Carlos Funke...
ResponderExcluirMe formei em 2003, e desde então sempre procurei encontrar em cada escola algo da Escola Agrícola.
Foi um tempo muito bom da minha vida, essa escola realmente me ensinou muito.